quarta-feira, 12 de março de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 4ª edição



Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
A partir de março, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro começa a formar novas turmas para seus cursos a distância. Vagas para os cursos Caminhos da Escrita e Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas poderão ser solicitadas no dia 11/03, exclusivamente pelo Portal Escrevendo o Futuro, na página dosCursos on-line
O formulário para a solicitação estará disponível das 10 às 11h e das 14 às 15h. O número de vagas é limitado, serão 320 para Caminhos da Escrita e mil vagas para o curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas.
Em ofertas anteriores, a procura pelos cursos superou expectativas com um número de solicitações muito maior que a quantidade de vagas oferecidas. Por isso, a coordenação dos cursos comunica que mesmo depois de preenchidas todas as vagas, aqueles que ainda conseguiram fazer a solicitação no dia 11 ficarão em uma lista de espera. No caso de haver desistências entre os participantes do curso, essas vagas serão oferecidas a quem estiver na lista.
Os educadores contemplados com uma vaga receberão convite para participar dos cursos entre os dias 12, 13 e 14/03. Aqueles que ficarem em lista de espera poderão ser chamados até dia 24/03.
Os convites para participação nos cursos são enviados apenas por email. Por essa razão é preciso estar atento para que o email informado esteja correto e que seja de fácil acesso para o participante. Sem a confirmação do convite a participação do educador no curso estará automaticamente cancelada.
Para saber mais: conheça os cursos disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro
A Olimpíada oferece três cursos a distância em seu portal na internet. Sendo que dois deles - Caminhos da EscritaSequência didática - são realizados com mediação e certificado.
O outro curso, voltado para avaliadores, é aberto, não necessita de inscrição e está disponibilizado permanentemente no portal, sem a necessidade de mediador. Pode ser feito a qualquer momento, pois o educador realiza as atividades individualmente e sem necessidade do apoio de um mediador. Também não fornece certificado. Trata-se de um curso destinado a preparar os avaliadores que participam das comissões julgadoras da Olimpíada de Língua Portuguesa. O curso é recomendado para que professores possam refletir sobre como avaliar os textos de seus alunos, não apenas na Olimpíada.
Os outros dois cursos, Caminhos da Escrita e Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas, necessitam de inscrição, pois são oferecidos em período determinado. O educador realiza o curso com um grupo de outros educadores, e com apoio intensivo de um mediador. Esses cursos possuem prazo de início e término e também de entrega de atividades.
O período de realização desses dois cursos neste primeiro semestre será de 24 de março a 16 de junho.
Todas as informações sobre os cursos, como carga horária, programa e pré-requisitos estão emhttp://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1343&Itemid=5
Você também pode enviar um email com dúvidas para escrevendocursos@cenpec.org.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário